Apartamento Rosa / CoDA arquitetos
O jovem casal com uma filhinha buscou a CoDA para ajudar na reforma de seu novo apartamento, na busca pela atualização do espaço às necessidades da família.
O novo programa eliminou a DCE e um dos 3 quartos originais, e passou a incluir uma suíte, um escritório integrado à sala e uma cozinha voltada para a área social.
Reabilitação de um apartamento/interiores por Coda arquitetos.
Ponto chave do projeto, a sala passou a integrar tanto a cozinha como um dos quartos antigos, ganhando assim um espaço amplo e flexível.
Neste ambiente estão as funções de estar, jantar, cinema, escritório e cozinha. A divisão dos ambientes é demarcada pelas colunas e vigas de concreto agora exposta durante o processo de obra.
Para abrigar a volumosa biblioteca do casal, ambos acadêmicos, foram propostas duas estruturas fixas: as prateleiras acima da bancada do escritório e os nichos sob o banco de concreto, construído ao longo da janela principal.
A escolha dos materiais se deu tanto pela questão estética, uma busca por elementos naturais, preferência dos moradores, quanto pela viabilidade da obra.
O resultado é uma sala com poucos elementos fixos, que proporciona flexibilidade de usos, incluindo a possibilidade projeção de filmes na parede branca, o uso em formato de estar sem TV, e o uso de jantar para mais pessoas.
A parte molhada do projeto foi otimizada na fachada posterior e incluiu a reformulação total das instalações hidráulicas e elétricas. A planta foi reorganizada para abrigar dois banheiros praticamente idênticos, um voltado para a sala, outro para a suíte. A lavanderia foi reposicionada atrás da cozinha, liberando o cobogó existente para ser avistado a partir da sala, proporcionando ventilação cruzada direta em toda a parte social.
A escolha dos materiais se deu tanto pela questão estética, uma busca por elementos naturais, preferência dos moradores, quanto pela viabilidade da obra.
Optou-se por limitar o número de revestimentos a um mínimo e valorizar aqueles já existentes no espaço, como o concreto da estrutura, os cobogós da fachada e o piso de taco, em Peroba Rosa, que dá o nome do apartamento.
Sobre
O meu nome é Rosa Sobral e nasci em Viseu em 1985. Aos 16 anos, mudei-me para o Porto, onde completei o ensino secundário e o Mestrado em Arquitetura pela FAAULP (Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada do Porto).
A minha experiência profissional teve início durante o último ano académico (2007), num escritório sediado em Vila Nova de Gaia, no qual trabalhei durante quatro anos.
Em 2011, após adquirida alguma experiência e angariada uma carteira de clientes considerável, abri o meu próprio atelier, centrando a minha missão no desenvolvimento de projetos de arquitetura e arquitetura de interiores.
Com projetos de habitação, hotelaria, comércio e serviços no meu portfolio, dou especial destaque ao cliente e ao projeto como um todo, fazendo o desenho integral da obra.
A complexidade da simplicidade da minha personalidade transparece nas obras que desenho. A subtileza e elegância são o mote para uma arquitetura com personalidade vincada.
O gosto pelo desafio e pelas oportunidades fez-me também, desde 2015, ser Co-fundadora de uma empresa de gestão de arrendamento turístico, a ORM, onde em alguns apartamentos estão bem vincados a minha personalidade e o traço da minha obra.
Aqui pode consultar o nosso blog onde pode encontrar projetos inspiradores tanto do nosso colectivo como de gabinetes que admiramos e fazemos gosto em partilhar.
Além disso poderá informar-se acerca de métodos, burocracia e serviços que poderemos fornecer para facilitar a criação do seu novo projeto de arquitetura e interiores.
Categorias
Mais Recentes
About
Creeping they’re she’d. Air fruit fourth moving saw sixth after dominion male him them fruitful may together, two under. Night i he replenish fourth.