Artisans Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio
Cinco edifícios triangulares construídos com blocos de vidro e emoldurados por madeira configuram o complexo do restaurante.
Cada volume possui 8 x 8 x 11,31 m, sendo a área total dos cinco edifícios (dois pavimentos e circulação) de 310,00 m².
O percurso pedonal em torno do empreendimento, incluindo a área da recepção e a varanda da zona ribeirinha, possui 640 m² e a área de serviço tem 950,00 m². Na margem do rio Chao Phraya, no distrito de Ban Run, Ayutthaya, os cinco edifícios com tijolos de vidro brilham sob a luz do dia e da noite.
Um projeto de reabilitação sem paralelo, por Bangkok Project Studio.
Apesar de possuírem a mesma dimensão, cada edifício tem funções diferentes. A intenção do projeto foi utilizar materiais geralmente ignorados, mas quando aplicados em conjunto, geram um valor agregado.
Os tijolos de vidro, menosprezados pelo seu padrão menos atrativo ou por sua reputação de blocos de parede de banheiro, foram valorizados por molduras de madeira, refletida nos blocos.
A intenção do projeto foi utilizar materiais geralmente ignorados, mas quando aplicados em conjunto, geram um valor agregado.
Essas modestas mulheres solteiras e viúvas de 55 a 94 anos, cozinham pratos deliciosos, mas não se autodenominam “chefs”. Elas juntam suas habilidades culinárias para criar uma gastronomia local para os visitantes, e esperam que eles voltem como filhos ou netos, que voltam para casa pela comida preparada por suas mães, tias e avós. Parte da receita da venda de alimentos é destinada à reforma do templo.
Os cinco edifícios receberam o nome dessas mulheres. Além da comida local, os pratos, tigelas e copos de barro também foram confeccionados local e meticulosamente, peça por peça, por uma mulher solteira de 60 anos.
É por isso que o projeto se autodenomina “Artesãs Ayutthaya”, já que essas mulheres são descendentes do povo Ayutthaya, determinadas a preservar a culinária e o artesanato da região. A comunidade é tão generosa, que todas as receitas e segredos culinários foram tornados públicos, para que todos possam ajudar a manter viva a comida local de Ayutthaya.
Nós denominados estas mulheres de “as escrituras que respiram”.
Sobre
O meu nome é Rosa Sobral e nasci em Viseu em 1985. Aos 16 anos, mudei-me para o Porto, onde completei o ensino secundário e o Mestrado em Arquitetura pela FAAULP (Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada do Porto).
A minha experiência profissional teve início durante o último ano académico (2007), num escritório sediado em Vila Nova de Gaia, no qual trabalhei durante quatro anos.
Em 2011, após adquirida alguma experiência e angariada uma carteira de clientes considerável, abri o meu próprio atelier, centrando a minha missão no desenvolvimento de projetos de arquitetura e arquitetura de interiores.
Com projetos de habitação, hotelaria, comércio e serviços no meu portfolio, dou especial destaque ao cliente e ao projeto como um todo, fazendo o desenho integral da obra.
A complexidade da simplicidade da minha personalidade transparece nas obras que desenho. A subtileza e elegância são o mote para uma arquitetura com personalidade vincada.
O gosto pelo desafio e pelas oportunidades fez-me também, desde 2015, ser Co-fundadora de uma empresa de gestão de arrendamento turístico, a ORM, onde em alguns apartamentos estão bem vincados a minha personalidade e o traço da minha obra.
Aqui pode consultar o nosso blog onde pode encontrar projetos inspiradores tanto do nosso colectivo como de gabinetes que admiramos e fazemos gosto em partilhar.
Além disso poderá informar-se acerca de métodos, burocracia e serviços que poderemos fornecer para facilitar a criação do seu novo projeto de arquitetura e interiores.
Categorias
Mais Recentes
About
Creeping they’re she’d. Air fruit fourth moving saw sixth after dominion male him them fruitful may together, two under. Night i he replenish fourth.